24 novembro 2008

Diretoria da Girolando participa de reunião para avaliar a crise mundial


Os efeitos da crise financeira sobre o agronegócio brasileiro e a busca de medidas para minimizar seus impactos negativos estão na pauta do encontro convocado pela Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA


Associação Brasileira dos Criadores de Girolando confirma presença na reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – marcada para dia 26, quarta-feira, em Brasília, DF.


“Nossos associados, a exemplo de todo o setor produtivo rural, vivem momentos de expectativa por causa da crise financeira internacional, e esperam que a reunião desta semana apresente um diagnóstico realista da situação”, afirma o presidente da Girolando, José Donato Dias, que participa do encontro, acompanhado do diretor de Relações Institucionais e Comerciais da associação, Carlos Ferreira.


Em assembléia extraordinária na semana passada, em Uberaba, MG, sede da Girolando, a diretoria (2008/2010) promoveu alterações no estatuto da associação, abrindo caminho para uma série de avanços, programas e projetos de curto, médio e longo prazo. Entre os planos que estão prestes a saírem do papel, está a criação do Instituto Brasileiro Científico-Cultural Girolando (IBCG), que terá a função de promover a pecuária leiteira, inclusive nos avanços de práticas de produção, na melhoria do meio ambiente e na capacitação profissional.


A entidade também já está fechando os detalhes da Megaleite 2009, que realiza com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, de 29 de junho a 5 de julho, no Parque Fernando Costa/ABCZ.


“Estamos confiando no sucesso de todos estes projetos, pois eles estão baseados em um planejamento criterioso, coerente com nossas possibilidades e preparado ao longo dos meses, mas isso não desvia nosso foco da crise”, ressalta Donato Dias.


CREDIBILIDADE – Sobre a participação na reunião de quarta-feira, ele lembra que o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite, Rodrigo Alvim, recebeu o título de sócio honorário da Girolando, justamente pelo trabalho que realiza em defesa dos pecuaristas de leite do Brasil.

De acordo com Donato Dias, sua diretoria tem feito questão de marcar presença em todas as reuniões da Comissão de Pecuária de Leite, tanto pela credibilidade da comissão, em particular, quanto da CNA de um modo geral. “É ali, que encontramos a força necessária para a busca das soluções esperadas pelo agronegócio, e, obviamente, incluindo a cadeia produtiva do leite”, destaca o presidente da Girolando.

NOVIDADE – Vale lembrar que a CNA vive momento particular especial, com a eleição da primeira mulher para presidir a entidade. A senadora democrata Kátia Abreu, do Tocantins, assumiu o cargo com um discurso conciliador. Garantiu que, mesmo pertencendo a uma legenda de oposição, não medirá esforços para consolidar parcerias e alinhamentos com o governo federal, em defesa do agronegócio brasileiro.


A PAUTA – A reunião da Comissão de Pecuária de Leite tem a seguinte pauta: situação atual das propostas para minimizar o impacto da crise no setor; discussão e aprovação de um planejamento estratégico para a comissão; a proposta de regulamentação dos tanques comunitários; programa de marketing para o leite, além de informações sobre preços, mercados, produção e perspectivas.




Nenhum comentário:

Animal do rebanho da Fazenda Santa Clara, Bela Vista de Goiás. Produto de Fiv, filha de C.A. Sanção.